3 maneiras de como a prototipagem eletrônica pode auxiliar em pesquisas acadêmicas

A prototipagem pode ser definida como sendo o processo que produz os primeiros modelos – ou protótipos – de alguma ideia que servem para testar a viabilidade de um produto pensado. No universo das Empresas Juniores (EJs), bem como na 3E, os serviços de prototipagem são feitos frequentemente com a presença de microcontroladores, como o Arduino e o Arm. Esses pequenos computadores permitem um uso variado da tecnologia no desenvolvimento de ideias e de produtos, gerando um impacto cada vez maior no desenvolvimento científico da sociedade atual. Mas como esses serviços de prototipagem de EJs podem ser vantajosos para pesquisadores?

1° Soluções personalizada

Quando pensamos em pesquisa científica, é inegável que coleta e análise de dados estão profundamente ligadas ao processo em si. Nesse sentido, serviços de prototipagem – sobretudo com uso de microcontroladores – se mostram como a chave para a pesquisa, visto que permitem o desenvolvimento de produtos que atendem exatamente às necessidades do pesquisador. E por que é possível fazer algo tão individualizado? 

Essa personalização ocorre porque dispositivos como Arduino e Arm permitem associar códigos de programação e componentes eletrônicos (diversos sensores e atuadores, por exemplo).

Tal junção entre computação e eletrônica resulta em um produto que vai auxiliar a equipe de pesquisa na coleta de informações, em testes de equipamentos e nas demais necessidades que o pesquisador possuir e solicitar enquanto cliente.

2ª REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PESQUISA:

Sabemos que o incentivo governamental à pesquisa no Brasil – bem como os recursos destinados a ela – é baixo em relação a outros países de mesmo porte. Essa carência de investimentos acaba dificultando o cenário da produção científica nacional, pois se faz necessário um planejamento rigoroso do dinheiro recebido a fim de otimizar os custos com materiais e equipamentos.

Sendo assim, conseguir economizar nas ferramentas utilizadas na pesquisa é fundamental para maior aproveitamento do dinheiro investido e para melhores resultados nela.

Nesse contexto, serviços de prototipagem de Empresas Juniores são alternativas viáveis e mais vantajosas para o desenvolvimento de equipamentos e de soluções, já que os custos dos serviços feitos por elas são menores que os do mercado – ao comparar com empresas seniores. 

Essa diminuição de custos se deve ao fato de uma EJ não possuir os mesmos tributos e gastos que uma empresa regular teria como, por exemplo, aluguel ou eletricidade.

Além disso, todo o dinheiro recebido no contexto das Empresas Juniores é revertido em capacitação dos membros, na realização de projetos e em melhorias no ambiente empresarial, pois o objetivo maior do Movimento Empresa Júnior (MEJ) não é lucro, e sim colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação e formar líderes.

3ª ALTA CAPACITAÇÃO DAS EJs:

E como os serviços têm preços menores em relação às empresas regulares, a qualidade também é menor? A resposta definitivamente é não! 

O MEJ tem grande relevância no contexto brasileiro e é caracterizado por ter empresas de alto nível mesmo com seus integrantes ainda na graduação. Ademais, como foi introduzido anteriormente, todo o dinheiro recebido nas EJs é revertido na capacitação dos membros e na melhoria do trabalho realizado. 

Além desses recursos revertidos em capacitação, as Empresas Juniores contam com toda a infraestrutura de ponta das universidades em que são sediadas: professores renomados, laboratórios diversos e vastas bibliotecas, o que garante a qualidade dos protótipos e demais serviços desenvolvidos.

Dessa maneira, fica evidente que as EJs têm uma forte base de conhecimento e de apoio, estando aptas para prestar os serviços de prototipagem, tornando-os ainda mais atrativos por causa do  menor valor.

 

Viu as múltiplas vantagens que os serviços de prototipagem feitos por Empresas Juniores podem trazer para pesquisadores? Tem interesse em desenvolver um protótipo ou gostaria de saber em qual caso seu trabalho ou sua pesquisa se encaixa?

Com 16 anos de experiência, a 3E pode te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu problema! Entre em contato conosco!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você precisa de ajuda?

Caso você tenha um problema, nós temos a solução! Preencha os formulário abaixo e iremos entrar em contato o mais breve possível.