Automação residencial: saiba a importância dos sensores

Os sensores são peças chaves na automação residencial e no IoT (Internet of Things). Sem eles não seria possível a realização de algumas atividades de maneira autônoma. Visto que são os sensores que mandam informações para o sistema e, a partir desses dados, alguma ação é tomada.

Isto é, praticamente toda etapa da automação residencial passa por um sensor. Pois, não é possível o computador enviar uma ação, como mover uma janela, desligar o ar condicionado, ligar uma luz, etc, sem que ele receba algum dado de entrada, como a presença de uma pessoa no ambiente, uma mudança de temperatura, dentre outras. 

Por exemplo, a câmera de ré do carro, que funciona por meio de um sensor que mede a distância até o objeto mais próximo, então manda esses dados para um sistema, que por sua vez aciona um alarme com intensidade proporcional a quão perto o carro está. 

O que é um sensor?

De acordo com o dicionário, um sensor é um dispositivo que responde a estímulos físicos (calórico, luminoso, sonoro, pressional, magnético, motor) e transmite um impulso (mensurável ou operante).

Algumas Aplicações na automação residencial

Sensor de Intensidade Luminosa

Esse tipo de sensor é muito comum nas Smart Houses ( casa inteligente), no sentido de controlar a luz natural com a artificial. Visto que, dessa forma é possível aproveitar a luz do sol, o que diminui o consumo de energia. 

Além disso, uma aplicação que não é não tão comum, mas é muito interessante, é em sistemas automatizados em fazendas. Nesse tipo, o sensor é utilizado para mostrar se a plantação está recebendo a quantidade necessária de luz solar, por exemplo.

Sensor de temperatura

Esse sensor vem aparecendo cada vez mais nas Smart Houses com a função de ligar ou desligar o ar condicionado automaticamente. A finalidade desse sistema é garantir um ambiente com uma temperatura confortável sem que o Ar Condicionado fique ligado por muito tempo.

Sensor de presença

O sensor de presença é o mais comum no dia a dia, é utilizado para ligar uma lâmpada quando alguém entra no ambiente, em carros na câmera de ré, portas automáticas como as de shoppings, em sistemas de proteção, dentre muitos outros. 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email