Como economizar energia

Quase sempre que ouvimos ou lemos a palavra “economia”, nos interessamos pelo assunto e dedicamos alguns minutos para saber do que se trata, isso acontece porquê sempre queremos economizar dinheiro. Entretanto, além da economia financeira, também existe um forte aspecto ambiental envolvido na produção de energia elétrica.

Um exemplo disso é a utilização de energia gerada a partir de hidrelétricas (80% da produção total do país), mas, em momentos de estiagem e escassez hídrica, essa fonte perde sua potência, gerando menos energia para o sistema.

No que se diz respeito aos gastos, acredite, certas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença na sua conta de energia elétrica em curtíssimo prazo!

E sem mais enrolações vamos para as dicas:

• ADOÇÃO DAS LÂMPADAS LED OU FLUORESCENTES

O preço das lâmpadas de LED muitas vezes é considerado caro, mas a substituição das lâmpadas incandescentes de sua residência por modelos desse tipo vale a pena e se paga em poucos meses. Além de ter uma vida útil muito maior, durando de 25.000 a 50.000 horas!

• GELADEIRA BEM VEDADA

Sempre verifique o estado das borrachas de vedação de sua geladeira. Caso ela não esteja bem fechada, o ar frio interno sairá, fazendo com que ela trabalhe mais e, consequentemente, gaste mais energia.

• UTILIZAÇÃO CONSCIENTE DO CHUVEIRO ELÉTRICO

Responsável por até 35% do valor da conta de luz, o chuveiro elétrico. Sendo assim, evite banhos longos. É importante frisar que a cada 15 minutos com o chuveiro ligado, é gasto aproximadamente R$ 1,00 em água e energia.

• CUIDADO COM O AR-CONDICIONADO

O ar-condicionado também pode representar grande parte de uma fatura de energia, pois seu consumo é bem significativo. Seu uso durante oito horas diárias, por exemplo, pode significar até R$ 85 ao mês, dependendo de onde você mora.

• EVITE APARELHOS EM STAND BY

Se não for usar, desligue os aparelhos da tomada. Quando apertamos o botão desliga, na maioria das vezes o aparelho fica em stand by, consumindo energia. E o pior, isso pode custar até 12% a mais no fim do mês.

• COMO SABER O CONSUMO DE ENERGIA DOS APARELHOS ELÉTRICOS E ESCOLHER O MAIS ECONÔMICO?

Alguns equipamentos que usamos em casa consomem muita energia. Já outros, nem tanto. Quando conseguimos medir quanto consome cada um, podemos controlar o consumo mensal, o que pode reduzir a fatura de energia, evitar o desperdício e aumentar a vida útil do aparelho.

• BUSQUE UTILIZAR ENERGIA RENOVÁVEL

O investimento em energia limpa é uma opção bastante eficaz, uma vez que é sustentável e muitas vezes ainda torna a residência autossuficiente. A utilização de energia solar, por exemplo, requer um investimento inicial às vezes alto. Mas, depois de determinado período, a economia gerada proporciona um retorno do investimento, pagando os gastos iniciais e gerando economia por até duas décadas!

Após essas dicas, esperamos que você consiga entender a importância de reduzir seu consumo com atitudes simples sem afetar seu conforto e de sua família. Além disso, nunca se esqueça da importância das energias renováveis, principalmente a energia solar, para te ajudar a economizar energia e se sentir mais seguro em relação a isso.

Diante deste cenário, o melhor momento para investir em energia solar é agora! Faça um orçamento sem compromisso com a nossa equipe.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email