Mensalmente, recebemos a fatura elétrica, olhamos e pagamos. Apesar disso, a conta contém informações que se analisadas corretamente, podem nos fazer economizar! Essa economia é a ideia central da análise de fatura. Onde, por meio de um estudo, podemos identificar fatores que encarecem a conta de luz da sua empresa ou indústria, afetando também o produto final.
Esses indicadores demonstram a necessidade de uma análise mais aprofundada da sua conta de energia:
- Aumento repentino na fatura de energia;
- Pagamento de multa por demanda ultrapassada;
- Demanda contratada maior que a demanda registrada.
Análise de demanda contratada
A demanda é o somatório das cargas instaladas operando no mesmo intervalo de tempo. Tecnicamente é a potência elétrica expressa em quilowatts (kW) solicitada ao sistema pela parcela da carga em operação, em um curto intervalo de tempo especificado.

Tanto o desperdício quanto o gasto excedente são considerados como perda na conta de energia, perdas essas que podem ser minimizadas com a readequação da demanda contratada:

Veja alguns exemplos para entender melhor:
- Se o órgão contrata 100 kW e utiliza somente 60 kW, ele pagará também pelos 40 kW não utilizados;
- Se o órgão contrata 100 kW e utiliza 140 kW, ele pagará, além dos 100 kW na tarifa normal, os 40 kW utilizados a mais na tarifa de ultrapassagem de demanda, que é duas vezes mais cara;
- Se o órgão contrata 100 kW e utiliza 105 kW, a demanda contratada está adequada, pois existe uma tolerância de 5%, conforme a Resolução nº 414 da ANEEL.
Exemplo de contrato ajustado:

Exemplo de contrato desajustado:

Portanto, um contrato desajustado pode encarecer muito o valor pago na fatura. Como consequência, o produto final acaba ficando mais caro para o consumidor, dificultando as vendas e a competitividade no mercado.
Modalidade tarifária
O valor cobrado pelo consumo e pela demanda de energia pode variar ao longo do dia e conforme o dia da semana. A Resolução Normativa da ANEEL nº 414/2010 define horários distintos para aplicação de tarifas de forma diferenciada.
Entre as modalidades tarifárias disponíveis para o fornecimento de energia, temos:
- Tarifa convencional;
- Horossazonal Verde;
- Horossazonal Azul.
A 3E-UEL já fez uma matéria completa sobre modalidades tarifárias. Clique aqui para acessar.
Então, quais são as etapas e como funciona o projeto?
A análise tarifária é algo simples e frequentemente apenas burocrático, mas pode apresentar um retorno extremamente positivo se bem executada.
O projeto de análise tarifária está segmentado em 5 etapas:

- Análise e coleta de dados:
Esta é a etapa inicial do projeto. Por meio da fatura, iremos extrair informações e coletar dados que influenciam diretamente no valor pago;Soluções personalizadas para seu perfil:
Com os dados recolhidos, iremos criar uma solução personalizada para o seu perfil de consumo, fazendo testes e simulações com diferentes modalidades tarifárias;
- Relatório:
Com a solução em mãos, iremos apresentar um relatório detalhando as nossas escolhas e alterações necessárias para reduzir significativamente o valor da sua fatura;
- Aplicação das alterações propostas:
Nesta etapa, enfim estaremos aplicando as soluções apresentadas. Lidando portanto, com todas as alterações burocráticas junto à distribuidora de energia.
Economia em números
É difícil compreender tanta informação sem um exemplo aplicado a empresas reais. Portanto, observe estes gráficos para ver em números, o quanto a sua empresa pode economizar com o projeto de análise de fatura:


Pelos gráficos, podemos verificar que a economia é significativa! Fazendo com que o seu investimento no serviço de análise de fatura, apresente um retorno financeiro rápido.
Agora que você conhece mais sobre a análise de fatura, compreende então o quanto a sua empresa pode estar economizando. Dê o primeiro passo e converse com a 3E-UEL, faremos uma análise gratuita e sanaremos as suas dúvidas!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe o blog da 3E e siga nossas redes sociais.