Internet das Coisas

Internet das coisas (do inglês internet of things, abreviado como IoT) é um termo com definição nebulosa. Se refere a objetos, muitas vezes do nosso cotidiano, conectados a internet. Parece banal, e o conceito em si não apresenta muita utilidade quando aplicada a apenas um objeto. Começa a ficar interessante quando muitos equipamentos estão conectados em rede, formando um sistema que coleta informações e é capaz de formar uma interface com o usurário para decidir quais ações tomar.

Como funciona a Internet das Coisas

Tem sido muito discutido recentemente por causa da popularização de várias tecnologias que agregam ao conceito, por exemplo, a inteligência artificial.

Uma das tecnologias mais importantes que potencializam a IoT é o protocolo de IPv6, possibilita uma quantidade elevada de aparelhos serem conectados à internet. Esse número é muito grande e não será alcançado em um futuro previsível. Podemos aproveitar esse potencial conectando todo tipo de equipamento à internet.

Mas qual o sentido de conectar todos esses equipamentos? A princípio, temos duas funções que um dispositivo pode fazer conectado à internet. A primeira é a mais aparente, ele pode ser acionado e controlado remotamente. Podemos ligar uma lâmpada, ou mudar a temperatura de um ar condicionado pelo celular ou de um computador.

A segunda e não menos interessante, podemos coletar dados e processá-los e até armazená-los em um banco de dados para consulta posterior. A partir desses dados podemos decidir o que fazer, ou até podemos construir uma lógica que leva vários fatores em consideração para decidir o que fazer.

Recentemente todo esse processo tem sido facilitado por um constante barateamento de sensores. A popularidade de tecnologias como Arduino e Inteligência Artificial também facilita a criação ou utilização de conhecimentos para atingir resultados.

Algumas aplicações

As aplicações práticas são ilimitadas e podem ser simples ou complexas. Podemos, por exemplo, criar um sistema com lâmpadas que ligam quando estiver escuro ou chovendo. Até fazer uma cafeteira que começa a passar café de manhã cedo sozinha.

Podemos conectar sistemas de segurança, controle de temperatura, controle de luzes e  mídia. Também pode ser usado para monitorar consumo de energia em uma residência. Se for usado em uma indústria, podemos monitorar todas as etapas da manufatura e o sistema pode ser planejado para resolver problemas comuns automaticamente.

Também pode ser aplicada a agricultura, monitorando dados como umidade, temperatura e a quantidade de chuva. Com esses dados um agricultor pode decidir melhor quais técnicas devem ser aplicadas no seu cultivo e também ter um controle melhor de sua produção.

Tudo isso pode ser controlado por seu celular, ou por um computador.

internet das coisas

Por que Internet das Coisas?

Perceba que quase tudo que foi mencionado acima pode ser feito sem a conexão a internet. Essa rede  só é usada para facilitar a comunicação entre componentes e principalmente para a fácil comunicação com um computador ou celular.

A internet nem precisa ser usada para a comunicação entre componentes, que pode ser feita com qualquer outro sistema de comunicação, mas pela prevalência da internet no nosso mundo moderno, podemos acessar esse sistema de qualquer lugar.

Ficou interessado? Teve alguma ideia para ser usada em sua casa ou comércio? Converse com a gente que podemos te ajudar a desenvolver a sua ideia, ou até podemos ajudar propondo uma solução para o seu problema.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email