Por que investir em energia solar?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em energia solar. Talvez já até deve ter se perguntado: por que investir em energia solar? E então, descartou a possibilidade por imaginar que é um investimento muito alto?

Esse pensamento é muito comum e, por isso, iremos apresentar 5 motivos do porquê você deve investir em geração fotovoltaica para sua casa ou empresa!

1. Retorno financeiro do investimento

Um projeto de energia solar é feito para que você pague o mínimo possível na conta de luz. Por isso, o sistema já produz energia para ser consumida no imóvel a partir do momento que é instalado.

Dessa maneira, o valor da conta de luz reduz em até 95%. Com essa economia instantânea, o sistema se paga em aproximadamente 5 anos.

Vale lembrar, que essa geração é garantida em contrato e, você gera sua própria energia por no mínimo 20 anos de forma gratuita. Após este período de tempo o sistema continua funcionando, porém, com uma pequena redução da eficiência dos painéis.

Projeção de retorno de investimento fotovoltaico

Esse gráfico é de um orçamento de um de nossos clientes. Como é possível ver, após um breve período de investimento, o retorno financeiro acumulado só aumenta ao longo de duas décadas. Ou seja, esse projeto traz muita economia à longo prazo.

2. Energia limpa e renovável

A energia solar é limpa e inesgotável e, ao utilizá-la, você deixa de consumir a energia fornecida pelas concessionárias. Visto que, em sua maioria, são geradas por fontes poluentes ou prejudiciais ao meio ambiente, como termoelétricas e hidroelétricas.


QUER SABER MAIS SOBRE MATRIZ ENERGETICA E A IMPORTANCIA DA ENERGIA SOLAR NO FUTURO

Dessa maneira, além do impacto financeiro positivo, ao aplicar seu dinheiro em um sistema fotovoltaico você contribui com o meio ambiente.

3. Blindagem energética

Com a sua geração de energia solar, você terá proteção contra a inflação energética. Se você não sabe o que significa isso, nós explicamos: com o passar do tempo, o custo das principais fontes de energia que utilizamos no país aumenta, assim como a demanda. Dessa forma, para o consumidor comum, a eletricidade fica cada vez mais cara.

Além disso, também existe as bandeiras tarifárias que oscilam ao longo do ano e encarecem a conta de luz dos brasileiros. Porém, para quem gera a própria energia, isso não acontece.

4. Invista em seu imóvel

Imóveis que possuem geração de energia solar valorizam, em média, 10% no mercado. Assim, ao instalar um sistema fotovoltaico em seu imóvel, você faz com que seu valor cresça.

5. Manutenção mínima

Um sistema fotovoltaico é composto de painéis solares, inversores, string boxes, cabos e ferragens. A manutenção desses equipamentos é mínima, e se restringe à verificação dos aparelhos, isto é, checar se o funcionamento está normal. Essa checagem pode ser feita simplesmente ao analisar, através do aplicativo de gerenciamento, se o sistema está gerando a energia esperada.

Quando a geração não está normal, o que é raro de acontecer, provavelmente é a sujeira nos painéis. Nesses casos, basta retirar o acúmulo de poeira e resíduos com água.

Vale lembrar que, como os painéis estão nos telhados, sempre que chove, essa limpeza já e feita razoavelmente bem. Mas, é importante de tempos em tempos checar a situação das placas.


Tem duvidas sobre a durabilidade e resistencia de um sistema fotovoltaico?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre energia solar, e viu os benefícios de investir, entre em contato conosco. Totalmente sem compromisso! Assim, você irá receber uma solução personalizada para o seu problema.

Preencha o formulário abaixo para falar com nossos assessores.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você precisa de ajuda?

Caso você tenha um problema, nós temos a solução! Preencha os formulário abaixo e iremos entrar em contato o mais breve possível.