Quanto custa um sistema fotovoltaico?

Quanto custa um sistema fotovoltaico? Você já deve ter feito essa pergunta. Ela é para quem se interessa pelo assunto, ou está pensando em investir em energia solar para sua casa ou empresa.

A Forbes publicou uma ótima matéria com esse mesmo assunto. Mas notamos que alguns valores não são assertivos. Ou seja, não correspondem à realidade da 3E e de seus clientes. 

Por isso, de maneira clara e objetiva, vamos mostrar algumas simulações de orçamento de projetos fotovoltaicos. Eles são valores entregues a nossos clientes reais e, assim, você pode saber quanto custa um sistema gerador solar realmente.

Custo sistema fotovoltaico residencial pequeno

Começaremos pelo sistema gerador de uma residência não muito grande. Com um consumo em torno de 290 kWh por mês, é necessário um sistema de R$ 12.000 para abater até 90% de seu consumo. O sistema é composto por um inversor de frequência e 7 placas de 330 W.

Esse é o menor sistema que vale a pena instalar. Caso o consumo da residência seja menor, os equipamentos podem representar um investimento não muito rentável. O motivo é simples: a concessionária sempre cobrará a taxa mínima de consumo. Quando o consumo é baixo, essa taxa representa grande parte da sua conta de energia, assim a economia de energia proporcionada pelo sistema gerador é baixa.

Custo sistema fotovoltaico residencial grande

Uma casa maior, com quatro dormitórios, suíte, área de lazer,  piscina e mais de um aparelho de ar-condicionado pode representar um gasto elevado. Em nossa simulação, essa residência tem um consumo em torno de 900 kWh ao mês, com uma fatura de luz por volta de 700 reais. Nesse cenário, um sistema de 6,6kWp, com 20 placas é capaz de suprir a demanda. O custo: 27 mil reais. 

É importante frisar que o investimento se paga, dependendo do financiamento do cliente, em até 48 meses. Como o sistema funcionará por pelo menos 25 anos, depois do tempo de payback a economia com a conta de luz pode representar 6 mil reais mensais, por duas décadas. 

Sistema gerador comercial ou industrial

Partiremos para o maior sistema gerador que vamos simular. Uma empresa, com consumo de 2.500 kWh e um gasto de 2.000 reais mensais, comum em comércios grandes ou pequenas indústrias. Um sistema de 21 kWp irá suprir essa demanda, pelo investimento de 85 mil reais. O número de placas nesse caso é de 64 módulos de 330 W.

Após a instalação do sistema, a fatura de luz vai para R$ 270,00.

Sabendo quanto custa um sistema fotovoltaico, pode parecer um preço salgado. Mas isso não é verdade. Com o constante aumento do custo de energia elétrica no país, produzir a sua própria eletricidade com previsibilidade é essencial para a saúde financeira da família ou empreendimento.

Como dito anteriormente, é comum os sistemas se pagarem em 4 ou 5 anos e, dada a longa vida útil dos equipamentos, depois desse período inicial, a economia é muito grande.

Tudo o que apresentamos neste artigo são algumas simulações baseadas em situações reais. Mas não hesite em entrar em contato conosco.

Todas as soluções oferecidas pela 3E são personalizadas para cada cliente, atendendo exatamente às suas necessidades. Por isso, nos mande uma mensagem e solicite um orçamento gratuito agora mesmo!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você precisa de ajuda?

Caso você tenha um problema, nós temos a solução! Preencha os formulário abaixo e iremos entrar em contato o mais breve possível.