Placas solares: são confiáveis e seguras?

Já pensou em instalar placas solares em sua casa ou empresa, mas tem dúvidas sobre a durabilidade e resistência das mesmas? Neste post iremos responder aos mais comuns questionamentos sobre o assunto.

Comumente nossos clientes têm algumas dúvidas sobre os cuidados e a resistência das placas solares que instalamos. Sendo um investimento de longo prazo, é importante que as placas durem bastante tempo e mantenham um bom funcionamento durante décadas. Nesse post vamos esclarecer algumas dessas dúvidas frequentes e descrever como o investimento é seguro a longo prazo, e como as placas continuam funcionando por longos períodos de tempo.

As placas solares podem quebrar o telhado?

Uma preocupação comum é se o telhado vai aguentar o peso das placas solares. A maioria das empresas fazem uma vistoria antes para verificar se há espaço suficiente no telhado para a instalação das placas, qual a inclinação do telhado, mapear as sombras próximas causadas por prédios e árvores, e, durante esse processo, o material e estrutura do telhado é verificado.

As placas solares podem ser instaladas com diferentes bases, e nessa vistoria identificamos qual a base que deve ser usada para evitar possíveis riscos. Uma placa solar possui peso médio de 20kg e dimensões de 1m x 1,70m, ou seja, menos de 20kg por metro quadrado. Outro ponto a ressaltar é que a pressão geralmente é distribuída por apoios em diversos pontos do telhado.

Além disso, o engenheiro que assina a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do projeto fica responsável pela segurança da instalação do sistema gerado.

Manutenção de placas solares

Placas solares ficam sujas com o tempo. A acumulação de poeira e outras sujeiras impede que a luz do sol chegue completamente às placas, prejudicando o funcionamento ideal das placas e reduzindo a sua eficiência. 

A acumulação de sujeira é um processo natural e a chuva ajuda a limpar na maior parte das vezes, mas com o tempo, sujeira tende a acumular, principalmente quando há períodos de seca. Por isso, as placas devem ser lavadas, em média, uma vez por ano. Se o local for particularmente poluído, ou se chover pouco, ou ainda, se as placas forem instaladas com pouca inclinação, elas podem ser limpadas com uma frequência maior.

Para saber se é necessário uma limpeza, basta fazer uma inspeção visual nas placas ou, de maneira ainda mais precisa, verificar a geração de energia elétrica do sistema. Caso o rendimento tenha caído, suspeite da sujeira.

A limpeza pode ser realizada com um pano e rodo com água (não use vassoura!). Tome cuidado para não bater nas placas com o rodo e não use objetos abrasivos ou produtos químicos nas placas sem antes consultar um especialista. Antes de iniciar a limpeza, certifique-se de que seu sistema esteja desligado, e não suba no telhado sem o equipamento e treinamento adequado.

limpeza de placas solares

Não esqueça de consultar o manual do sistema para que tudo seja realizado com segurança para você e para suas placas. Se tiver qualquer dúvida, consulte a empresa que realizou a instalação de suas placas. Sempre é possível contratar algum profissional especializado para realizar a limpeza das placas.

Após a limpeza, é importante realizar uma inspeção visual nas placas para procurar arranhões e manchas. Se algo for encontrado, talvez seja necessário realizar um acompanhamento da produção para verificar se ela está em um nível ideal.

Durabilidade das placas solares

Uma dúvida frequente de nossos clientes é sobre a durabilidade das placas. As placas passam por variações bruscas de temperatura e por todas as intempéries do tempo, de chuva e granizo, todos os dias e noites. Mas a maioria dos produtores de placas solares garantem um bom funcionamento das mesmas por 20-30 anos, e algumas pesquisas mostram que podem chegar a ter uma vida útil de acima de 40 anos. Isso ocorre, porque a maioria das placas são revestidas com um material que absorve impactos e é resistente a arranhões, como vidro temperado, que impede que o cristal das placas se danifique com impactos. O que é menos conhecido é que as placas são instaladas com um ângulo de inclinação, o que dificulta o impacto direto, diminuindi a força do choque.

Assista ao vídeo abaixo, em inglês, em que uma empresa que fabrica painéis solares, a SolarWorld, testou a durabilidade de seus equipamentos. 

Garantia das placas

A maioria das fabricantes de placas solares oferecem uma garantia contra defeitos de fabricação e danos causados à placa de até 12 anos, e uma garantia contra deterioração natural de 25 anos, garantindo o funcionamento com 80% da potência nominal da placa durante esse período. Mas como já vimos, o tempo que a placa continua funcionando é provavelmente bem maior. Com um longo período de tempo, a placa começa a sofrer uma deterioração química, mas esse processo é longo e gradual.

Como é na prática

Tudo bem então, vimos que as placas apresentam uma garantia, duram um longo tempo, possuem proteção contra impacto, mas você deve estar se perguntando se é comum as placas apresentarem problemas. Com qual frequência as placas param de funcionar?

Pela nossa experiência, dentre os vários projetos de instalação de sistemas fotovoltaicos da 3E, nenhum cliente teve algum problema com uma das placas. Claramente algum defeito pode ocorrer, mas não é comum, e a maioria das  ocorrências podem ser resolvidas pela garantia.

Então, você se sente mais seguro após ler essa matéria? Ou ainda possui alguma dúvida? Entre em contato, totalmente sem compromisso, com nosso time de especialistas em projetos fotovoltaicos que ficará feliz em poder ajudar.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você precisa de ajuda?

Caso você tenha um problema, nós temos a solução! Preencha os formulário abaixo e iremos entrar em contato o mais breve possível.