Tarifa Social: como pagar menos na fatura de energia

A pandemia trouxe dificuldades financeiras para muitas famílias, ficou ainda mais evidente que economizar é importante, o cenário não é favorável para gastos desnecessários e, por isso, decidimos falar sobre um benefício que poderá fazer você economizar na fatura.

Esse benefício é uma lei, criada em 2002, que visa auxiliar as famílias de baixa renda, diminuindo o valor da sua conta de luz. Tal auxílio é a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), onde as famílias que se enquadram no perfil “ Subclasse Residencial Baixa Renda” recebem descontos na sua tarifa. 

Essa isenção acontece de acordo com o consumo mensal de energia da unidade consumidora, sendo: 

Você pode encontrar o seu kWh dentro da sua fatura de energia assim como sugere a parte em destaque na imagem:

kWh mensal

Veja como encontrar essa e muitas outras informações relevantes na sua conta de luz:

Quem pode se cadastrar?

  1. Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo, atualizado há menos de 2 anos, tendo renda familiar per capta menor ou igual a meio salário mínimo.
  2. Portadores de doença ou patologia, onde o tratamento demanda uso contínuo de aparelhos elétricos, e que se enquadram no perfil acima, podendo ter renda familiar de até 3 salários mínimos.
  3. Pessoas que recebem o “ Amparo Social ao Idoso ou Amparo Social à Pessoa com Deficiência”

Quer descobrir outras formas de economizar na fatura no final do mês? Então veja nossa publicação com dicas que vão te ajudar a economizar no final do mês:

Como me cadastro? 

Em primeiro lugar, verifique se você se enquadra em algum dos perfis acima, depois, para solicitar o benefício é necessário que um membro da família procure a concessionária da sua região, tendo em mãos:

  • Cópia do RG e do CPF; 
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Formulário – Usuário de Equipamentos Eletromédicos, caso se enquadre no 2° perfil;
  • Número do Benefício, caso se enquadre no 3° perfil.

Para ter mais informações, ligue para a concessionária local ou para a ANEEL no telefone 167.

Como saber se estou recebendo a Tarifa Social?

Para conferir se você está recebendo o benefício, basta olhar na sua fatura na parte “Informações Técnicas”, onde estará escrito, caso você esteja recebendo o benefício, “RESIDE/RESIDENCIAL BAIXA RENDA”. E não se esqueça, é importante a atualização do Cadastro Único a cada 2 anos para não perder este auxílio.

Caso houver o cancelamento deste benefício, verifique se você ainda se enquadra nos perfis ou se seu Cadastro Único está atualizado. Se você atende esses requisitos, ligue para a concessionária local para saber o motivo do desligamento.

Se interessou pelo assunto? Entre em contato conosco pelo site, email ou whatts app e faremos uma análise de fatura totalmente gratuita da sua conta de luz!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você precisa de ajuda?

Caso você tenha um problema, nós temos a solução! Preencha os formulário abaixo e iremos entrar em contato o mais breve possível.

Você precisa de ajuda?

Caso você tenha um problema, nós temos a solução! Preencha os formulário abaixo e iremos entrar em contato o mais breve possível.